Um dia fui a uma reunião e a pauta era, “Problema de Água em Fernando de Noronha”. Quando foram abertas para perguntas e sugestões eu indaguei que: Noronha não teria problema de Água e sim de sal.  horas quase todos achavam que era ironia minha e logo aos poucos foram percebendo a verdade. Como pode uma ilha ter problema de água? Seria como o Deserto do Saara ter problema de areia. 
          A agua é um dos elementos que nao se transforma, ela muda de estado, liquido, gasoso, solido, mas sempre é ela mesma. A água nao se une a nada a nao ser a ela mesma. A água é só H2O. Não existe agua suja, existe sim, agua com sujeira, e pode se tirar qualquer sujeira da agua.
         A água vem dos altos das cordilheiras, e vai em busca do mar, lá ela se evapora sem o sal e vai para as nuvens que a dissipam e faz brotar as nascentes. O que é preciso não é só economizar agua”e sim respeita-la.
         Vamos fazer uma viagem. Temos um prédio com 10 pessoas. Uma caixa d’água com 1000 litros e tudo funciona perfeitamente bem. Daí convidamos 5 pessoas para morar conosco. Com certo tempo vamos ver que a agua nao esta dando pra todos. A solução seria logo fazer mais uma caixa d’agua de 500 litros. Mas… com nossa preguiça emocional achamos que vai dando e nao fazemos a caixa. Lá na frente vamos ter que economizar, pois nao tivemos o devido respeito pela agua. Não importa o que se economize se o numero de bocas sedentas aumentam e nao fazemos o mesmo com o armazenamento.
          Se tivesse um programa de “Preservação do Ser Humano” essas coisas estaria no código de conduta.
           O Planeta é água o que falta é competência política.